Esquema em Pirâmide | Caso Herbalife

Esquema em Pirâmide | Caso Herbalife
BETTING ON ZERO
  Esse é o nome do filme/documentário que me inspirou a vir aqui escrever. Aconselho a todos que gostam de análises empresariais, dos sintomas que fazem ações aumentarem mesmo obtendo críticas contrarias e do que as organizações são capazes de fazer para obter lucro.
  Para quem não assistiu, resumo-lhes os acontecimentos. O documentário se refere ao método de vendas e marketing da empresa Herbalife, que muitos conhecem por obterem seus Shakes que prometem muitos emagrecerem.
  Grupos de ex-vendedores, ex-supervisores e investidores reclamam por não conseguirem vender seus produtos, pois acusam de serem vítimas de um esquema de pirâmide (Explico mais abaixo). Esse grupo é defendido nitidamente por um empresario milionário chamado Bill Ackman, que fez pesquisas e verificou a vericidade de uma empresa fraudulenta, apostando em sua falência.  E do outro lado, empresários e CEO’s defendem a empresa, pois dizem gerar mais empregos e deixar as “pessoas ricas” com revendas de seus produtos.
  Durante o documentário, é bem visível o lado do Netflix, defendendo as pessoas que perderam muito dinheiro com propagandas enganosas. Deixo a vocês assistirem e opinarem sobre.

O que é mais legal nesse documentário é podermos ver as relações da empresa com seus clientes, que muitas das vezes parecem fazer marketing agressivos para pessoas que não possuem muitos conhecimentos e acabam cedendo. Suas propagandas nos EUA demonstravam revendedores em mansões, ferraris e muita luxúria.

Vendedores que estavam no alto da pirâmide, procuravam seus clientes alvos, prometiam lucros rápidos e diziam “Quanto mais comprar, mais irá lucrar”. Muitos acabavam comprando em grandes quantidades, pelos descontos fornecidos se comprassem Shakes em lotes. Abriam suas lojas, que não podiam obter o nome da marca Herbalife na entrada. Durante o período de mais ou menos 3 meses viam que o negócio não era rentável e fechavam a loja recém aberta. Além de ficarem no prejuízo, perdiam os produtos comprados pela sua validade, sem poder revendê-los.

O que é o Esquema em Pirâmide?
  Esquema de Pirâmide é desenhado por um comercio que não é visivelmente sustentável,  que dependem de um recrutamento progressivo. Ou seja, uma pessoa compra um produto X, passando a outra pessoa, que vendera a outra pessoa e assim por diante. Chegara um momento que para a última pessoa a adquirir nesse fluxo, dificilmente conseguirá vender por conta do alto preço a ser vendido para ganhar algum lucro.
  Imaginem uma Pirâmide, onde a ponta é designada ao CEO da empresa. Abaixo, um cadeia em série de recrutadores. Quanto mais baixo for, menos a pessoa ganhará dinheiro. Isso por conta do preço que cada recrutador vende ao seu cliente, que se tornará um futuro fornecedor  dos produtos X a outros clientes, diminuindo sua margem de lucro e aumentando seus preços de distribuição.
(Azul: Aproximadamente 11,8% das pessoas irão perder
Vermelho: Aproximadamente 88,1% das pessoas irão perder.)

 Empreendedores e Investidores

 
    E porque eu estou trazendo esse caso a vocês? Muitos de nos investidores e futuros empreendedores precisamos de estudos e contatos para podermos evoluirmos como profissionais. Mas muitas das vezes, vários acabam procurando qualquer coisa por euforia, querer chegar rápido a resultados, e nesse caso podem acabar caindo em anúncios falsos, pessoas interesseiras e até no esquema pirâmide.
   Hoje em dia é bem difícil achar algo como aconteceu com a Herbalife, mas ainda existem. Outro caso que repercutiu muito foi de Bernard Madoff, clique aqui e leia um pouco mais sobre.

Esse post foi pequeno, mas espero que tenha sido bem informativo. A cada dia aprendemos um pouco. Caso já tenham visto alguma empresa que já foi alvo de pirâmide, comente abaixo.

Estamos crescendo bastante no Instagram, muitos tem me procurado por lá também. Agradeço pelas mensagens e juntos alcançaremos nosso objetivos! #JuntosSomosMaisFortes

Espero que tenham gostado, abaixo fiquem a vontade para comentar e se possível nos siga no Instagram e Facebook, pois poderão ficar sabendo em primeira mão sobre novos posts e novidades do Investir Inteligente. Inscreva-se e receba os novos posts em seu e-mail.

                                                       *Caso não consiga comentar abaixo, clique aqui.


 

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *