Diferença de Ações Ordinárias e Preferenciais | ON x PN

Diferença de Ações Ordinárias e Preferenciais | ON x PN
   Olá investidores, como dito trarei todas minhas dificuldades que obtive para aprender investir, assim quando uma pessoa “iniciante” ver meu blog, fique mais fácil para a mesma aprender sobre.
   Fica a dica para ler os outros posts sobre ações feitos por mim, clique aqui e aqui. Ou se preferir “Mercado Financeiro” > “Renda Variável” > “Ações”.
   Ao longo deste post comentarei a vocês sobre as diferenças de Ações Preferenciais e Ordinárias, assim como minhas estratégias usadas para escolher um ativo dentre essas duas opções.

Ações Preferenciais (PN)

Conferem ao titular prioridades na distribuição dos lucros da empresa, mais conhecidos como dividendos. Caso haja falência ou liquidação da ação, está preferencia se mantém.

São facilmente reconhecidas pelo número 4 ao final da sigla da ação. Ou seja, se ao comprar Itaú e quiser de fato exigir prioridades nos dividendos, deve-se procurar por ITUB4.

Ações Ordinárias (ON)

 É um tipo de ação que confere ao titular os direitos essenciais do acionista, seja eles especialmente a participação nos resultados da companhia, assim como direito ao voto nas assembleias da empresa. Mas não acredite que ao comprar 5 ações ordinárias de uma empresa estará devidamente legível ao voto.
No portal da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é dito que para ser legível, deve ser exigido possuir no mínimo 5% de todas as cotas emitidas, seja ela de um custodiante, gestor e administrador.
As ações ordinárias são facilmente reconhecidas pelo número 3 no final da sigla de uma ação. Ou seja, se ao comprar Itausa for de devida escolha uma ação ordinária, a mesma ira aparecer ITSA3.

Qual é o melhor?

Na verdade não existem melhores e piores e sim algumas precações a serem tomadas ao escolher entre uma e outra. Como combinado, citarei os cuidados e estratégias que utilizo em meus investimentos.

Normalmente priorizo ações ordinárias, pois meu objetivo com a bolsa de valores é de longo prazo e as mesmas tendem a alcançar maiores retornos e consequentemente maiores riscos. Algumas ações preferenciais possuem maior liquidez.  Deve-se também se atender ao Tag Along, que explico-os abaixo:

  • Tag Along

É um devido direito de participação ao minoritários de no mínimo 80% do valor pago ao controlador caso a empresa seja vendida. Esse direito normalmente é aplicado somente as ações ordinárias, mas empresas como o Itáu e a holding Itausa por exemplo escolheram dar o mesmo direito (80%) em ITUB3 e ITUB4, ITSA3 E ITSA4 respectivamente. Se a empresa possuir o mesmo Tag Along, normalmente eu acabo comprando a que possui menor valor.

Fica um dica a vocês, entrem no site do Eduardo Cavalcanti, pesquise pela empresa a ser investida e verifique seu Tag Along. Este site fornece grandes informações sobre as empresas, assim como seus lucros, receitas e dívidas. Uso também para fazer minhas análises fundamentalistas, assim obtendo ideias sobre empresas que possuem ou não futuro de crescimento.

                                      (Tag Along da ITAUSA no site do Eduardo.)

Conclusão

Você pode ver que as diferenças são facilmente entendidas, e também em identificar seus devidos riscos. Minhas dicas acima não são recomendações, mas caso se sinta confortável com as mesmas estratégicas fiquem a vontade para aplica-lá.

Espero que tenham gostado do conteúdo descrito acima, abaixo fiquem a vontade para comentar suas dúvidas e descrever suas similaridades com o post. Também se possível nos siga no Instragram e Facebook, assim poderão ficar sabendo em primeira mão sobre novos posts, dicas e curiosidades do mercado financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *